quarta-feira, 1 de junho de 2011

O EXEMPLO MORA AO LADO

O EXCELENTE E EXEMPLAR TRABALHO DA CIDADE DE AGUDOS PARA RECUPERAR O CINE-TEATRO SÃO PAULO

O Municipio de Agudos está coordenando um projeto para a recuperação de um de seus mais importantes e imponente patrimônio histórico o Cine-Teatro São Paulo, segue aqui neste post a história deste magnifico cinema situado nesta cidade vizinha.

A HISTÓRIA DO CINE-TEATRO SÃO PAULO

A construção do Teatro São Paulo data de 1910, cuja proprietária, Carolina de Oliveira Rocha, filha do Cel. Delfino Alexandrino de Oliveira Machado, casada com José Botelho, era uma mulher empreendedora, dinâmica, avançada para sua época, e que comumente realizava negócios com homens sem se inferiorizar pela qualidade de mulher. Essa personalidade levou-a a construir um teatro em Agudos, na primeira década do séc. XX.
Inicialmente, o teatro São Paulo tinha a seguinte fachada, conforme demonstramos na foto rara, a seguir, e estava localizado na av. Rui Barbosa



Logo após sua construção e até o ano de 1926, o teatro foi arrendado para o italiano Fortunato Andreotti.
No ano de 1926, Carolina, ainda proprietária do teatro, vende-o ao contrutor de obras Arcângelo Napoleone, que após a compra inicia quase que imediatamente a reforma do Teatro; Arcângelo projeta a parte frontal do teatro para a av. Rui Barbosa, aumentando sua area total. Internamente, remodela as frisas, os camarotes e constrói o salão nobre, dando ao prédio uma beleza incomparável, semelhante ao traçado de exemplares teatros europeus.
Em janeiro dde 1927, o Teatro São Paulo foi reinaugurado e , a partir daí, até 1931, foi administrado pela familia Napoleone que, além da exibição de filmes, proporcionava ao povo de agudos a apresentação de grandes com panhias de teatro.
Em 1931, o cinema é a arrendado a João Bigarelli e sob a administração dele o Cine-Teatro permaneceu até 1953, quando Bigarelli cedeu seus direitos sobre a administração do cinema para Angelo Zonta, com quem o cinema veio a encerrar suas atividades noa ano de 1976.
Após permanecer fechado por pouco tempo, a família Napoleone assume novamente a direção do Cine Teatro São Paulo, até o final da década de 70. Em meados de 80, o cinema é comprado pelo Banco do Brasil e quase é destruído pelo tempo, abandonado que foi até 1995.
Em 1995, o prefeito Marco Antônio da Silva, ao assinar o compromisso de compra do Cine-Teatro São Paulo, transforma-o em patrimônio histórico da cidade, que passa a pertencer ao munícipio, pretendendo retomar sua atividades como "Centr Cultural e Teatro São Paulo".

FOTOS DO CINE-TEATRO SÃO PAULO



 

 

 

 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário